Desde o ínicio dos tempos o homem inveja a capacidade dos pássaros em voar. Deuses e personagens mitológicos das mais antigas civilizações já eram representados com asas e, das histórias mais populares, a lenda de Ícaro deve ser a mais conhecida.
Em relação a estes animais que foram o ponto de partida a realizar o sonho dos homens, veja algumas curiosidades super interessantes abaixo.
Menor pássaro do mundo
Bee Hummingbird (Mellisuga helenae)
Com as dimensões de 3cm (quase a mesma de uma abelha) e pesando apenas 1,6 gramas.
O marabu (Leptoptilos crumeniferus) é uma grande cegonha africana, carnívora, de cabeça e pescoço nus. Possui um bico muito forte e uma bolsa pneumática na base do pescoço. É também conhecida pelo nome de cordufal
O condor-dos-andes (Vultur gryphus) é uma ave da família dos catartídeos, parente próximo do condor-da-califórnia e dos urubus, que habita a Cordilheira Andina, na América do Sul.
A envergadura de suas asas chegam a 3,5 metros.
O maior passaro que já existiu
- Envergadura: 5,8 a 8 metros.
- Altura: 1,7 a 2 metros.
- Massa: 60 a 110 quilos.
- Hábitat: pampas da América do Sul.
Ave mais veloz do mundo
falcão-peregrino (falco peregrinus)
Em vôo livre, ele pode alcançar a velocidade de até 160km/h, já que é uma ave de rapina, quando dá seus mergulhos rasantes para capturar uma presa, pode chegar a até 320km/h.
Qual pássaro voa mais alto?
É um abutre encontrado nas planícies e nos desertos do continente africano, numa vasta área delimitada por países como Eritréia, Sudão, Tanzânia e Guiné. Ele atende pelo nome científico de Gyps rueppellii e já foi visto voando a incríveis 11 278 metros.
Você pode estar se perguntando: mas que maluco conseguiu flagrar a ave nessa altitude?
Simples: um desses abutres colidiu, no dia 29 de novembro de 1973, com um jato comercial que passava sobre Abidjan, na Costa do Marfim.
Por que alguns pássaros voam em formação?
Voar em bando e de modo organizado é uma estratégia das aves migratórias para gastar menos energia e cobrir distâncias maiores. Esses voos são comuns entre pássaros grandes, como gansos e cisnes, e aves marinhas, como biguá e pelicano. A economia de energia é tanta que, ao fim da jornada, os pássaros chegam até 70% mais longe do que se voassem desordenados. O posicionamento também ajuda para que as aves se vigiem, já que nenhuma sai da vista da outra. "Outro diferencial para aves que migram em conjunto, mesmo fora de formação, é a questão da sobrevivência. Quando em grupo, elas estão mais protegidas de predadores, que ficam confusos ao atacar uma ave e causar uma revoada das outras ao redor", explica Roberto Cavalcanti, do departamento de zoologia da Universidade de Brasília (UnB).
Gostei da frase final: Pássaro bom e bonito é pássaro longe da aeronave :D, ótimo post aprendi bastante coisa ai sobre os "bichinhos evils"...
ResponderExcluirMuito bom o post! Continue trazendo curiosidades pro blog Nays. Se minha mãe ver esse vídeo vai querer que eu siga outra carreira na hora! osaisoiosia
ResponderExcluirAgora eu sei pq dizem "Mais vale um passarinho na mão que dois voando!" principalmente se for um condor-dos-andes. x.x
ResponderExcluir