Possuía uma velocidade de cruzeiro de Mach 2.04 (algo entre 2.346 km/h e 2.652 km/h), e um teto operacional de 17.700 metros de altura (aproximadamente 58.070 pés).
Voos comerciais começaram em 21 de janeiro de 1976 e terminaram em 24 de outubro de 2003.
Foi operado apenas pela Air France e British Airways.
Dados técnicos
Dimensões
- Comprimento: 61,65 m
- Envergadura: 25,6 m
- Altura: 12,2 m
- Lugares: 110 poltronas
Pesos
- Peso Básico Operacional: 78.700 kg
- Peso Máximo Zero Combustível: 92.080 kg
- Capacidade de carga paga (payload): 13.380 kg
- Peso Máximo de Decolagem: 185.000 kg
- Peso Máximo de Pouso: 111.130 kg
Desempenho
- Velocidade Máxima de Operação: Mach 2,04
- Velocidade Normal de Cruzeiro: Mach 2,00
- Altitude Máxima de Operação: 60.000 pés / 18.300 m
- Alcance oficial: 3.700 NM ou 6.852 km (O recorde da aeronave é de 3.965 NM no voo Washington – Nice em 11 de setembro de 1984)
Motor
- Modelo do Motor: Olympus 593 Mrk610
- Fabricante do Motor: Rolls-Royce / SNECMA
- Potência Máxima produzida por Motor na decolagem (pós-combustores acionados): 38.050 Lbs (170 KN)
- Capacidade de Combustível: 119.500 Litros / 95.680 kg
- Consumo de Combustível (1 motor em Idle, no solo): 1.100 kg/hora ou 2.400 libras/hora
- Consumo de Combustível (1 motor em potência máxima "seca", no solo): 17.500 kg/hora ou 23.150 lbs/hora
- Consumo de Combustível (1 motor em potência máxima + pós-combustor, no solo/decolagem): 38.500 kg/hora ou 49.604 lbs/horaVeja o documentário sobre o concorde - Maravilhas Modernas
CuriosidadesApenas 20 Concordes foram produzidos e todos voaram com o nome da British Airways e da Air France. Outras empresas fizeram pedidos mas esses foram cancelados após o fim das operações por parte da British Airways e da Air France. Hoje 18 das 20 aeronaves produzidas estão em museus.- O Concorde gasta uma tonelada de combustível por passageiro para atravessar o Oceano Atlântico tornando o seu custo operacional altíssimo, mesmo para os padrões da época em que foi produzido.
- Apesar de consumir tanto combustível, o Concorde consumia menos que um Boeing 747. Nele voavam pessoas das classes mais ricas, principalmente empresários que faziam voos regulares.
- Até ao ano 2000 o Concorde dava lucro às empresas operadoras, mas devido aos ataques de 11 de setembro de 2001 a demanda pelos voos intercontinentais diminuiu e os voos do concorde tornaram-se economicamente inviáveis.
- O Concorde é considerado um símbolo da aviação comercial, um mito que perdurou por mais de 30 anos.
- Existe uma nova tese sobre o acidente do Concorde, feita por ex-pilotos que apontam um conjunto de falhas no acidente:
O avião estava com 1,2 Tonelada de combustível a mais que o necessário.Estava com excesso de bagagem de aproximadamente 600 kg.O vento estava a favor do lado que a aeronave iria decolar e isso aumenta o arrasto no avião.O piloto pediu a maior pista para decolagem pelos motivos acima e esta pista estava em piores condições de conservação.O trem de pouso da esquerda não tinha uma peça chamada de espaçador que é responsável por evitar que os pneus da aeronave não percam a direção e como foi visto o avião mudou o curso indo para esquerda.Devido as más condições da pista os pneus teriam explodido antes de atingir a peça que caiu do DC-10, conforme relatos de bombeiros que viram o Concorde pegando fogo antes do ponto que teve o choque com peça do DC-10.O Concorde estava em V1, ou seja, muito rápido para poder parar na pista e muito lento para poder voar até o próximo aeroporto.E por fim, o engenheiro de voo desligou o motor nº2 que pegava fogo com aproximadamente 20 nós abaixo da velocidade segura para voar com um motor a menos. Com isso o avião perdeu o controle, tombou para a esquerda e atingiu algumas casas a poucos quilômetros do aeroporto. Todo o voo durou 90 segundos.
- O Concorde gasta uma tonelada de combustível por passageiro para atravessar o Oceano Atlântico tornando o seu custo operacional altíssimo, mesmo para os padrões da época em que foi produzido.
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