quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Maior aeronave do mundo


 Antonov An-225


 O An-225 Mriya é uma aeronave de transporte cargueiro estratégico, sendo construída pela Antonov Design Bureau, União Soviética. O An-225 é a maior aeronave de asa fixa do mundo. O design, construído para transportar a nave espacial Buran, e foi um desenvolvimento de aumentar o bem-sucedido An-124 Ruslan. Mriya (Мрiя) significa "Sonho" (Inspiração) em Ucraniano.


 O Antonov An-225 é disponível comercialmente para transportar cargas enormes, devido ao tamanho único de seu compartimento de carga. Para se ter noção de seu tamanho, ele comportaria, facilmente, mais de mil e quinhentas pessoas. Além disso, ele pode, como já foi mencionado, transportar cargas na parte externa e superior da fuselagem. Sendo usado para transportar cargas dessa forma, a capacidade de carga diminui para um pouco menos de duzentas toneladas. Entretanto, as medidas da carga aumentam. O comprimento, por exemplo, passa de pouco mais de quarenta e quatro metros para mais de setenta. É necessário, apenas, que essa carga tenha um mínimo de aerodinâmica. Atualmente, apenas uma aeronave está operacional.



Descrição

Fabricante - Antonov Design Bureau
Missão - Transporte de Carga

Dimensões
Comprimento - 84 m
Envergadura - 88,4 m
Altura - 18,1 m
Área (asas) -  905 m²

Peso
Peso bruto máximo 640.000 kg
Propulsão

Performance
Velocidade máxima - 865 km/h (Mach: 0,7067)
Alcance - 15.400 km
Tetomáximo - 11.000 m
  

Visita ao Brasil

Em 14 de fevereiro de 2010, o AN-225 foi contratado pela Chapman Freeborn Airchartering (empresa britânica de frete aéreo), a serviço da Petrobrás. Pousou no Aeroporto Internacional de São Paulo, Cumbica às 10:00 LT, transportando três gigantescas válvulas para a Refinaria de Paulínia REPLAN. Antes da viagem ao Brasil, o An-225 transportou de Tóquio para Santo Domingo, cerca de 110 toneladas entre equipamentos de construção civil e mantimentos doados pelo Japão para ajudar a reconstrução do Haiti.
Centenas de pessoas aguardavam na cabeceira da pista para dar as boas vindas ao Gigante Ucraniano.
Com isso, o Aeroporto de Guarulhos recebeu muito bem o maior avião cargueiro do mundo (An 225), da mesma forma que aconteceu com o pouso do maior avião de passageiros do mundo, o Airbus A380, em 10 de dezembro de 2007.







Veja Mais



Nenhum comentário:

Postar um comentário